02/06/2017

Resenha #62
Não Pare! - FML Pepper @EdValentina

Título: Não Pare!
Autor (a): FML Pepper
Lançamento: 2015
Estante: Skoob - GoodReads
Editora: Valentina
Páginas: 280
Literatura: Brasileira
Gênero: Fantasia, Romance
Estrelas: 4/5

Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?Seria a Morte sua companheira para toda a vida?É chegada a hora da verdade.


Não Pare! é o primeiro livro da trilogia Não Pare!, da autora FML Pepper, que é uma série de fantasia, gênero que não é muito comum entre os autores nacionais mais badalados. A trilogia é compostas pelos livros Não Pare!, Não Olhe! e Não Fuja! e antes de serem lançados pela Editora valentina eles foram inicialmente lançados pela Amazon e fizeram um sucesso estrondoso. Foi nessa época que eu conheci os livos da Pepper por indicação de um amigo e quando ela lançou eles pela Valentina eu não poderia deixar de prestigiar e fui às sessões de autógrafo dela na Bienal de 2015 para o lançamento de Não Olhe! e na livraria Leitura para o lançamento de Não Fuja!. Pepper é um amor, muito fofa e atenciosa com todos, mas isso é assunto para outro post, vamos a resenha! 

Nina é uma adolescente extremamente azarada, sua mãe é muito neurótica e protetora e, ainda por cima, Nina tem  uma deficiência nos olhos que fazem com que suas pupilas se pareça com as de um gato. Ela e sua mãe, Stela, levam uma vida de nômades se mudando de cidade e de país constantemente. Nina nunca soube exatamente o porquê de tanta mudança, a não ser o fato de sempre acontecer algum acidente com ela. 

Quando a menina está preste a completar dezessete anos um inesperado acidente com um atirador de facas acontece em Amsterdã onde ela estava morando e a faz começar a se questionar sobre seu "azar". Com mais um acidente acontecido, ela se muda para Nova York onde sua mãe já havia morado e resolve tentar ser uma adolescente normal, ter um namorado, amigos e arrumar um emprego. Aparentemente tudo está finalmente calmo, apenas os pequenos acidentes de sempre, um andaime desgovernado indo em sua direção, um quase atropelamento e desmaios repentinos. Para a menina tudo não passava de sua falta de sorte ou de um problema de pressão baixa. No entanto, seu subconsciente insistia em alertá-la de que sua vida nunca seria normal. 

Desde o início percebemos que há algo de errado com a protagonista e que ela não é uma mocinha clichê, mesmo que a história se passe numa escola, haja um triângulo amoroso, amizades fortes e tudo mais que você costuma encontrar num livro juvenil. Outro ponto que conseguimos perceber logo é que apesar de todo meio colegial, o foco da autora é no suspense e na ação que acontecem, deixando os leitores com cada vez mais dúvidas e poucas respostas. Logo você se pega pensando: Por que a mãe dela é tão neurótica sobre acontecer algo com a filha? Por que elas estão sempre fugindo? Quem é o pai de Nina? E o que são esses eventos que fazem com Nina fique paralisada e uma situação de quase morte aconteça?

A Nina não é exatamente uma protagonista tão marcante assim, um pouco bobinha, bem reclamona e em alguns momentos um pouco irritante, mas tudo isso pode ser relevado se levarmos em consideração toda sua vida e tudo que ela passou e passa ao longo do livro. O desenvolvimento dela não foi tão grande quanto o esperado de uma protagonista, mas até o fim do livro dá pra perceber um leve crescimento dela. No entanto deu pra perceber aquele velho dilema de adolescente que não importa se o mundo está acabando, ela só se importa se o "carinha" gosta dela. Achei ela um pouco parecida com a Bela de Crepúsculo (que me desculpem o fãs) e isso me irritou um pouco.

Os personagens secundários não são tão explorados quanto deveriam, dá para perceber que eles possuem um potencial muito grande, mas faltou um pouco mais de crescimento da parte deles.

No fim do livro teve um grande acontecimento que me deixou louca para começar a leitura do segundo livro e saber o que iria acontecer com Nina e os outros personagens.


Bom, eu vou para de contar sobre a história do livro por aqui. Caso contrário eu vou acabar dando algum spoiler e isso irá tirar toda graça da leitura.  A trama do livro é bem diferente de tudo que eu já li por aí. Nunca havia encontrado um livro com uma história tão original quanto essa que a Pepper escrever. O livro flui freneticamente desde o início até o fim. 

A diagramação do livro é linda, a fonte tem um tamanho e espaçamento bom. Na orelha do livro de todas as páginas tem uma rosinha, e as páginas são marcadas por um sombreamento de uma faca com o nome da autora destacado no centro, no início de cada capítulo tem uma ilustração com uma imagem em caixa baixa da capa. O livro é bem bonito e a capa chama bastante atenção.

Eu amei o livro e a escrita da Pepper que, além de ser muito fofa, escreve muito bem. O ritmo do livro é tão fluido que após o fim do livro eu já comecei o segundo para saber o que aconteceria em seguida.

Não Pare! é uma leitura na medida para quem gosta de uma boa trama juvenil e de um bom suspense. Não preciso nem dizer que eu recomendo a leitura. 

E você, já leu a Trilogia Não Pare!?
Se já, conta para mim nos comentários o que você achou!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANUSCRITO LITERÁRIO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS