22/09/2017

Resenha #90
A História do Futuro de Glory O'Brien - A. S. King @gutenberg_ed

Título: A História do Futuro de Glory O'Brien
Autor (a): A.S. King
Lançamento: 2017
Estante: Skoob - GoodReads
Páginas: 240
Editora: Gutemberg
Literatura: Estrangeira
Gênero: Fantasia, Ficção
Estrelas: 3/5
Sinopse: O fim do ensino médio é uma época de possibilidades infinitas – mas não para Glory O’Brien, uma jovem norte-americana que não tem nenhum plano para o futuro. Sua mãe cometeu suicídio quando Glory tinha apenas 4 anos, e ela nunca parou de se perguntar se seguiria o mesmo caminho… Até que numa noite transformadora ela começa a experimentar um novo e surpreendente poder que lhe permite enxergar o passado e o futuro das pessoas.De antepassados a muitas gerações futuras, a jovem é bombardeada com visões – e o que ela vê pela frente é aterrorizante: um novo líder tirânico toma o poder e levanta um exército. Os direitos das mulheres desaparecem. Uma violenta segunda guerra civil explode. Jovens garotas somem diariamente, vendidas ou confinadas em campos de concentração. Sem saber o que fazer, Glory decide registrar todas as suas visões, na esperança de que a sua História do Futuro sirva de alerta e evite o que vem por aí.Mas será que as pessoas vão acreditar nela? Será que estarão dispostas a fazer o que é necessário para impedir a concretização daquele destino medonho?Nesta obra-prima sobre feminismo, liberdade e escolhas, A. S. King mais uma vez nos brinda com seu realismo fantástico para contar a história de uma garota que tenta lidar com uma perda devastadora.

**ML**

Esse é o segundo livro da A.S. King que eu leio, o primeiro foi Os Dois Mundos de Astrid Jones (que tem tempo que eu li e ainda não me recuperei desse livro).

A História do Futuro de Glory O'Brien conta a história de Glory, uma adolescente que está preste a se formar no ensino médio. Ela é um pouco obcecada pela história de sua mãe que se suicidou quando Glory tinha 4 anos. Glory possui apenas uma amiga, Ellie, mas Glory não dá muito valor para a amizade que tem com Ellie. Assim, a menina não tem muitas expectativas para o futuro e com isso ela resolve não se inscrever para a faculdade. Para Glory, a única coisa que importa é fotografia e é o que a aproxima de sua mãe. Ellie é filha de hippies e sua mãe não deixa que ela tenha nenhum contato com tecnologia, comida enlatada ou qualquer coisa do tipo. Enquanto Ellie tem uma vida agitada, Glory tenta se manter longe de tudo. Mas a vida de Glory e Ellie muda quando elas resolvem beber cerveja com um morcego morto dentro. 


Após isso, Glory passa a ter visões do passado e do futuro das pessoas, mas as visões de Ellie  são apenas coisas banais sobre as pessoas. Enquanto Glory tenta achar um significado oculto por trás de suas visões, Ellie quer apenas que e elas acabem.

Quando li Os Dois Mundos de Astris Jones eu me apaixonei pelo livro. Eu realmente fiquei arrasada com tudo que aconteceu nele, mas a minha surpresa ao ler A História do Futuro de Glory O'Brien e perceber que não funcionou tão bem quanto o primeiro livro foi bem grande. Não vou dizer que demorei horrores para terminar a leitura, até porque seria mentira, já que eu li esse livro durante a Maratona Literária de Inverno e tive que ler um pouco mais rápido que o normal, então eu já estava a todo gás. Mas eu achei que meu sentimento ao final do livro fosse outra.

Os personagens só são cativantes até certo ponto, apenas superficialmente. Se você parar para analisar mais a fundo as ações de cada um você verá que alguns deles são pessoas horríveis. A Glory passa boa parte do livro falando que sua amiga é egoísta, mas na verdade a egoísta mesmo é ela, que passa o livro todo tentando entender e conhecer a vida da mãe e isso a torna bastante solitária, mas no momento em que ela tem a chance de deixar de ser solitária e viver a vida junto com sua amiga ela desperdiça e não confia em Ellie. E quando esse tem um problema, Glory meio que ignora a amiga.

Algo que eu achei bem interessante no livro foram as visões das meninas serem completamente diferentes e que nas visões da Glory ela vê a possibilidade de um futuro apocalíptico para as mulheres e como ela pode impedir que isso aconteça. A diagramação do livro está boa e as folhas são amarelas. A escrita da A.S. King é boa, mas essa história não funcionou tão bem assim, pelo menos para mim. Pode ser que eu tenha ido com muita sede ao pote e criado expectativas demais. Eu dei 3 estrelas porque, apesar da história ser mais ou menos, eu gostei bastante das visões da Glory e do desenrolar final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANUSCRITO LITERÁRIO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS