25/10/2017

Resenha #96
A Namorada do Meu Amigo - Graciela Mayrink @Novo_Conceito

Título: A Namorada do Meu Amigo
Autor (a): Graciela Mayrink
Lançamento: 2014
Estante: Skoob - GoodReads
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Literatura: Nacional
Gênero: Romance
Estrelas: 4/5

Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você?
Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu.
Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Eu não conhecia a autora antes da leitura deste livro e confesso que descobri ele por acaso também. Um belo dia eu estava olhando as estantes dos meus amigos no skoob e me deparei com esse livro, como boa amante de romances que sou, já adicionei ele na minha estante. Porém, eu não iria realmente ter a chance de ler ele (porque vamos combinar, todo mundo tem uma whishlist maior do que o bolso pode dar conta) até o dia em que me solicitaram uma troca de um livro por outro no skoob e eu ter a felicidade de a pessoa que estava solicitando a troca ser a própria autora. 

Eu li A Namorada do Meu Amigo como um dos desafios da Maratona Literária de Inverno desse ano (sim, eu sei que já tem um tempinho, mas sou assim mesmo) e, para minha surpresa, apesar dele ter um número considerável para ser colocado em uma maratona, eu li ele em apenas um dia.

O livro conta a história de Cadu, Beto e Murilo, ou caveira para os íntimos, que são melhores amigos desde criança. De tão inseparáveis que são, eles são conhecidos como os três mosqueteiros. No entanto, Cadu tinha uma vizinha de 8 anos, a Juju, que insistia em ser o D'Artagnan e que nutria uma paixãozinha por ele. Mas, meninos são meninos e, com 12 anos, eles não queriam saber de uma pirralha que ficava atrás deles e adoraram a notícia de ela iria se mudar da cidade e eles poderiam finalmente se livrar dela.

Só que a vida é uma caixinha de surpresas e oito anos se passaram e os meninos ainda eram muito amigos. Cadu, que havia ido passar as férias em Florianópolis com a mãe, retorna de viagem e é aí que as coisas começam a mudar. Caveira conta para Cadu duas novidades. A primeira é que Beto está namorando e a segunda é que Juliana, a pirralha, voltou. 

Cadu não consegue acreditar que as coisas possam ficar piores, mas ficam. A namorada de Beto é justamente a Juju, a pirralha. Porém, Juju não é mais pirralha, é uma menina linda e meiga. E ele logo percebe que ela tem um sorriso maravilhoso. Claro que isso vai dar merda, mas eu vou parar por aqui antes que eu der um spoiler.

A escrita de Graciela Mayrink me encantou, a maneira como ela descreve os sentimentos de Cadu e todas as situações em que ele se envolve tentando decidir o que deve ou não fazer em relação a paixão que ele sente pela namorada do amigo é espetacular. A cada capítulo acompanhamos as dúvidas dele, se realmente vale a pena continuar sua amizade com Beto ou se dá uma chance para sua paixão.

Confesso que não concordei com as atitudes do Cadu, e isso me gerou uma aflição bem grande durante toda leitura, mas o livro é tão fluido que eu não consegui desgrudar nem uma minuto do livro. A narrativa da autora é bem envolvente o que torna a leitura do livro rápida e gostosa.

A história nos apresenta outros personagens bem interessantes como a Alice, irmã do Beto e amiga da Juju, e o Caveira. E eu gostaria muito de ler um livro contando sobre o que acontece com esses personagens. Eu dei 4 estrelas apenas porque as atitudes de Cadu me incomodaram uma pouco, mas a autora conseguiu me conquistar com esse livro e em breve eu pretendo ler os outros livros dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANUSCRITO LITERÁRIO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS