07/11/2017

Resenha #99
O Menino do Pijama Listrado - John Boyne, Oliver Jeffers @cialetras

Título: O Menino do Pijama Listrado 
Autor (a): John Boyne, Oliver Jeffers
Lançamento: 2013
Estante: Skoob - GoodReads
Páginas: 192
Editora: Cia. Das Letras   
Literatura: Estrangeira
Gênero: Drama, Romance, Ficção
Estrelas: 5/5
Sinopse: 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

**ML**

A Segunda Guerra Mundial está acontecendo e Bruno não tem a menor ideia disso, ou ao menos sabe o que significa. O garoto de apenas nove anos, vive uma vida boa ao lado dos pais e da irmã, em Berlim.

Porém, seu pai, que é um general da alta patente nazista, foi instruído a tomar conta de um campo de concentração, em um lugar chamado Haja vista.

Ao se mudar para o novo casarão, onde a vista do seu quarto dá exatamente para o campo de concentração, Bruno se sente deprimido e entediado, por não poder ver mais seus amigos de Berlim. 


O garoto então começa a explorar o terreno, em busca de alguma distração. Em uma de suas andanças vai até a cerca do campo de concentração e encontra com um garoto de pijama listrado. Shmuel, é seu nome, e coincidentemente nasceu no mesmo dia que Bruno. 

Daí nasce uma amizade inocente, pois ambos não sabem o que realmente esta se passando.

O menino do pijama listrado, é o meu livro preferido da vida, pois despertou em mim duas paixões: leituras sobre a Segunda Guerra e livros narrados por crianças. John Boyne escreveu um livro dolorosamente lindo. Pois trata de um tema tão complexo porém de maneira simples, na qual qualquer criança pode lê-lo.

Quando fiz a leitura a primeira vez, estava como Bruno. Perdida. Era nova e não sabia muito sobre a história da guerra, e o livro foi um choque no meu subconsciente, posso dizer que foi ele que me fez querer saber mais e gostar mais de história.

Já a segunda vez, a leitura fluiu mais rápido, e claro, por entender tudo o que se passava, foi mais intensa ainda.

Vocês podem achar que estou exagerando ou até assustando alguns, entretanto como a sinopse mostra, é um tema delicado. Porém a cada 10 pessoas que lêem o livro, 7 dão 5 estrelas. As outras 3 dão 4.

É uma leitura inesquecível. Fala sobre amizade, inocência, família. E para mim poderia ser muito bem uma história real. E quantas dessas coisas não aconteceram de verdade durante a guerra?

O livro tem uma edição muito bacana, a capa é em alto relevo, e lembra realmente um tecido. Já esse ano foi lançado uma edição especial. E é simplesmente perfeita.



Para não dar spoiler, apenas digo que o final é emocionante. Recomendo a leitura, por ser um livro pequeno, de leitura leve irá conquistar seu coração rapidamente.

O filme baseado no livro foi lançado em 2008.  E posso dizer que foi muito fiel ao mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANUSCRITO LITERÁRIO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS