Resenha #109
Spettacolo - Rafaela Papini @EditoraArwen

Título:  Spettacolo
Autor (a): Rafaela Papini
Lançamento: 2015
Estante: Skoob - GoodReads
Páginas: 327
Editora: Arwen
Literatura: Nacional
Gênero: Romance
Estrelas: 5/5
De um lado temos a história de Hiram, um misterioso e sedutor artista de circo que se apresenta fazendo shows com fogo. De outro, a história de Maria Luisa, uma moça insegura, levando uma vida monótona em uma cidade pequena do interior.
Ele possui segredos de um passado doloroso que desvenda com a ajuda de uma fotografia rasgada e o diário de sua mãe, morta no incêndio ocorrido durante o show de mágica quando ainda era criança. Ela sofre com uma mãe distante e um namorado indiferente, entediada com sua vida dolorosamente comum.
Eles levam vidas completamente diferentes, mas, de alguma forma, o destino os cruza durante um espetáculo em que Hiram é hipnotizado por um par de olhos azuis que o fitava, admirado, na plateia.
Em meio a encontros e desencontros, seus estilos de vida serão postos à prova, fazendo-os encarar seus piores pesadelos e repensar tudo aquilo em que acreditavam na tentativa de viver esse grande amor.

A resenha de hoje é de um livro que eu descobri por acaso de uma autora, a Rafaela Papini, que eu conheci em um evento que eu fui e ela era uma das participantes do debate. Nesse evento ela falou um pouco sobre o livro dela e eu me apaixonei pela história na mesma hora.

A história de Spettacolo se passa num circo que acaba de acaba de chegar numa cidadezinha de interior de mora Maria Luíza, ou Malu. Malu é uma estudante de publicidade que trabalha numa lanchonete, ela tem um namorado chamado Pedro que não é muito presente e o relacionamento deles se dá meio que a distância, sendo o contato entre eles através de mensagens de celular. 

Malu tem uma melhor amiga chamada Katia que é sua confidente e que nunca gostou do namorado de Malu. A menina no entanto não sabe como terminar a relação dela com Pedro e, para piorar sua situação, a relação dela com a mãe não vai muito bem.

Para animar a amiga, Katia leva Malu para  assistir ao espetáculo de estreia do circo que acabou de chegar na cidade. Durante o espetáculo, Malu fica totalmente encantada com o circo e principalmente pela apresentação de Hiram, o Dragão.

Hiram é o dragão do crico e seu espetáculo é com fogo. Ele nunca saiu do circo e é assombrado pelo misterioso acidente onde perdeu sua mãe quando era pequeno e isso o assombra até hoje. Hiram tem um amigo chamado Thiago, que é o palhaço do circo, e um caso com Rosário, a contorcionista, mas nunca lhe deu esperanças de algo além de "amizade". 

Durante a apresentação, Hiram perde a concentração em seu show após vê um par de olhos azuis na plateia, o que acaba causando um acidente. Após o espetáculo, Hiram não consegue parar de pensar naqueles olhos azuis e decide então que irá descobrir quem é a dona daquele olhos azuis. 


Ela se formaria, se casaria, teria filhos. E ele era apenas um artista de circo, confuso e errante que ela um dia conheceu. Com os olhos arregalados e a respiração ofegante Hiram observou quando ela encurtou ainda mais a distância entre ele. Seus batimentos erráticos entrando em sintonia, seus hálitos quentes se misturando enquanto seu nariz roçava no dela, fazendo todas as terminações nervosas de seu corpo responderem, disparando fagulhas.

No decorrer da história Malu e Hiram acabam se esbarrando várias e várias vezes, mas ele não consegue descobrir que ela é a dona dos olhos azuis, pois Katia teve a ideia de que Malu precisava de uma mudança radical em sua vida, começando por sua aparência. E com isso ela mudou a cor de seus cabelos, mudou o corte e como toque final, começou a usar lentes de contato verde.

Ao mesmo tempo em que Hiram não desconfia que Malu seja a dona dos olhos azuis que ele tanto procura, ele sente uma grande atração por ela, mas não consegue explicar o porque de  sentir toda essa atração. E Malu, que também sente a mesma atração por Hiram, fica em dúvida sobre seus reais sentimentos. 

A história segue com encontros e desencontros entre os dois, até que uma reviravolta surpreendente acontece.

Spettacolo é com certeza surpreendente. A autora descreve o circo e cada espetáculo de maneira tão extraordinária e real que eu me senti como se estivesse lá durante as cenas. A cada frase o livro ficava mais e mais fascinante. Com uma escrita impecável, o livro é rico em detalhes e a narrativa da Rafaela é bem fluida e eu li o livro bem rápido.

Uma personagem que eu não dei nada, mas que se tornou bem importante para a trama do livro foi a Rosário a contorcionista. Ela é extremamente apaixonada por Hiram e tenta a todo custo ficar com ele, nem que para isso tenha que separar ele da Malu. E a maneira como ela faz isso, ou tenta fazer, é bem interessante. 

A princípio pode parecer que essa é mais uma história onde há um cara apaixonado por uma garota e vice-versa, mas Spettacolo é bem mais do que isso. E uma história envolvente.  Hiram é assombrado por seu passado e sente culpa pela morte de sua mãe que morreu em um acidente no circo e talvez seja por isso que ele mexa com fogo, para tenar se livrar do medo e da culpa que sente.  

A Rafaela criou um história intrigante e que te convida a ler cada vez mais até que você descubra todos os segredos que a trama esconde. A diagramação está perfeita e a capa é perfeita e totalmente condizente com a história.

Espero que tenham gostado e deixem seus comentários aí em baixo.
Beijos e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário