Resenha #126
Notas Sobre Ela - Zack Magiezi

Título: Notas sobre Ela
Autor (a): Zack Magiezi

Lançamento: 2017
Estante: Skoob - GoodReads
Páginas: 120
Editora:  Bertrand
Literatura: Nacional
Gênero: Poemas, Poesia

Estrelas: 5/5

Livro do poeta autor de Estranherismo e sucesso na internet. Ao retratar a mulher da infância à maturidade, Zack Magiezi mergulha no universo e na aura femininos revelando suas nuances, facetas e matizes. Dos picos de solidão noite adentro às alegrias ensolaradas à beira-mar; dos cheiros e tatos da inocência às expectativas que ora se cumprem ora se quebram; dos sonhos que reconfortam à realidade que lapida. Os vislumbres e as impressões; sentimentos e sensações; gestos, fotos, livros, discos, pessoas: nada foge ao autor. Obra inédita inspirada na série de textos que conquistou as redes sociais, Notas sobre ela é, em essência, sobre todas elas.

Eu não sei se vocês conhecem o Zack Magiezi, mas com certeza você já deve te lido algum poema dele. Seja no Instagram, seja no facebook, em algum lugar você já deve ter se deparado com algo que ele escreveu. 

Eu acompanho o autor desde que ele postava seus poemas no Instagram e nem sonhava em escrever livros. Sempre amei as postagens que ele fazia e a cada poema minha alma derretia cada vez mais com seus textos maravilhosos. Zack Magiezi tem dois livros publicados, o Estranheirismo e o Notas sobre Ela.


Notas Sobre Ela é um livro de poemas inéditos onde Zack Magiezi conta a história de uma mulher, passando por todas as fases de sua vida, desde a infância até a velhice, e essa mulher poderia ser qualquer uma.

Em poemas bem curtos, Zack Magiezi conta a história de vida de uma mulher sem muitos dilemas pessoais, sem  muitos problemas, ou seja, uma mulher comum. O livo é dividido em quatro partes, ou, quatro etapas da vida de uma mulher: infância, juventude, vida adulta e velhice. Ao escrever, o autor conseguiu expressar de maneira tão sublime o que é a vida dessa mulher, que tantas outras poderiam ser postas no lugar. Sendo que eu mesma me vi em vários momentos refletida nos poemas de Zack Magiezi.


A cada página viada, temos um vislumbre do que é a vida feminina, do que é ser mulher. Todos os planos, perdas, todas as conquistas e as decepções são descritas com certa sensibilidade, mas ainda assim de uma forma crua e bem real. Cheia de sentimentos e que desperta uma certa nostalgia em quem está lendo.

A velhice é a fase mais curta de todas e é a única narrada em primeira pessoa. Nas outras fases da vida temos apenas um narrador onisciente que nos conta cada detalhe da vida dessa mulher que não tem nome, mas que, para quem é mulher, se torna uma conhecida.

Na infância Zack enfatiza as pequenas novidades, descobertas diárias. Temos todo um mundo novo de sensações sendo visto e descoberto por essa pequena menina e compreendido por seus olhos. Zack, nos mostra desde o primeiro contato dela com o mar até a primeira mudança.

Na adolescência temos o primeiro amor, a primeira recuperação na escola e a primeira desilusão amorosa. Tudo descrito com tamanha sensibilidade que essa adolescente acab se tornando sua amiga. 

Na fase adulta acompanhamos a graduação da faculdade, o casamento, o primeiro apartamento e o primeiro filho. Até chegar a velhice, onde acompanhamos o início/fim da vida dessa mulher.


De forma transparante Zack Magiezi consegue descrever as aventuras e desventuras de uma vida plena, com seus amores e suas desilusões e revelando as cicatrizes que habitam o coração dessa mulher. A sensibilidade com que ele consegue descrever isso tudo é incrível, ele, sendo homem, conseguir se por no lugar de uma mulher e descrever perfeitamente o que é ser mulher e como é a vida de uma mulher é algo extremamente surpreendente. (Ainda mais se levarmos em conta que vivemos em uma  sociedade extremamente machista.)

Notas Sobre Ela é em capa dura e a diagramação está perfeita. A capa é linda, azul com uma máquina de escrever no meio. O papel é reciclado, o que deu um charme a mais na edição.

Notas Sobre Ela é um livro sobre ela para ela. É um daqueles livros que você lê quando precisa de um descanso para a mente e para a alma, que nos faz refletir e deixa uma sensação boa quando acaba. Um livro leve e rápido de se ler. 

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário