Título: 100 Dicas  Para Novos Autores (E Outros Nem Tão Novos Assim)
Autor (a):  Janaina Rico
Lançamento: 2016
Estante: Skoob
Páginas: 42
Editora: Rico
Literatura: Nacional
Gênero: Não Ficção
Estrelas: 4/5
Você tem aquele comichão de contar histórias, de inventar enredos, de dizer ao mundo algo que você acredita que nunca foi dito? Não tenha medo. É possível ser um escritor, uma escritora, de sucesso. Basta arregaçar as mangas, trabalhar com afinco e seguir dicas e regras importantes como as elencadas neste volume. Mais rápido do que você imagina, seus livros e suas histórias ganharão o mundo.

Livro cedido pela Editora em um evento da Aliança de Blogueiros do RJ


Quem nunca pensou em colocar no papel aquela história que ficou martelando na sua cabeça por dias seguidos? Ou até mesmo alguns versos de um poema que lhe veio à cabeça?
Pois se a sua resposta foi sim,  a resenha de hoje é perfeita para você. Continua lendo que vem dica boa por aí!

100 Dicas Para Novos Autores (e Outros Nem Tão Novos Assim) é um livro/guia com várias dicas e técnicas incríveis sobre escrita que todo novo autor precisa saber para finalmente colocar suas histórias no papel ou para que aqueles que já são autores, possam aprimorar sua técnica. 

De maneira bem didática , Janaina Rico nos ensina dicas bem valiosas sobre a arte da escrita que ela mesmo utiliza. Junto com essas dicas, ela propõe alguns exercícios ao leitor para que ele possa por em prática as dicas que acabou de aprender e assim fixar na mente esses conhecimentos. O livro trás desde dicas sobre escrita até dicas sobre publicação e como fazer a divulgação. 

O livro é bem curto e a leitura é bem rápida, mas, por se tratar de um guia, é bom que a leitura seja feita com calma e de preferência com um caderninho ao lado para que você possa por em prática as dicas contidas no livro. 

A Janaina diz no livro que cada um tem seu próprio método de escrita e que cada autor deve testar o que funciona para si e se familiarizar com sua história, seus personagens e seu universo. O livro trás como meta ajudar esses novos autores a achar esse método que funcione para si, seja ele quantidade de palavras, de páginas, horas que irá se dedicar a escrita, etc.

Em 100 Dicas Para Novos Autores (e Outros Nem Tão Novos Assim) o leitor irá aprender como escrever para seu público, como não sair do foco do qual seu livro foi proposto e também algumas estratégias para deixar seu livro mais visto pelo público.

O livro é divido em cinco partes: 
  • Planejando, 
  • Escrevendo, 
  • Revisando, 
  • Publicando, 
  • Divulgando e 
  • Final. 

100 Dicas Para Novos Autores (e Outros Nem Tão Novos Assim) é um livro que deve ser lido por todos que tem aquela vontade de escrever uma história mas que não sabe como e por onde começar, assim como também para aqueles autores que já estão aí no mercado literário, mas que querem dar uma atualizada nos métodos de escrita.

Beijos e até a próxima! 

18 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Gosto sempre de ler sobre conselhos e dicas a aspirantes a autores. Tenho esse desejo guardado de escrever algo um dia, mas ainda tenho que aprender muita coisa, e ler também.. Gosto de conhecer como os autores mais experientes agem, como decidem o que escrever e o que não escrever, e como melhoram sempre suas histórias.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem? Apesar de ser um livro que eu não leria, pois não tenho a menor vontade de escrever histórias ou contos..Apenas gosto de ler e compartilhar o que sinto. Porém acredito que o livro possa vir a ser de grande utilidade para escritores iniciantes sim. Então é uma dica ótima a que está dando justamente para quem ainda está meio perdido.

    Todo tipo de conhecimento para quem está começando ou até mesmo para quem já está na estrada, é válido!

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, achei esse livro bem interessante e tive a oportunidade de conversar com a Janaína Rico, sobre esse e outros livros. É uma pena eu não ter comprado, mas como o mesmo tem em ebook, em breve vou adquiri-lo.

    Beijos

    bresenhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho legal esta dica de alguém que já escreve porque quem é leigo como eu e que tem desejo de escrever. Porque sei como é complicado esta área e mais difícil ainda quando não se tem muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de achar que para escrever é preciso de dom e eu não nasci com ele, sem dúvida esse é um livro que eu gostaria de ter, pois querendo ou não estamos sempre escrevendo,mesmo que não seja um livro, mas temos nossas resenhas, postagens ], comentários... e nada melhor do que fazer isso de forma correta. Um guia indispensável, quero.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Sou autora também e sei como esses livros são valiosos! Acho legal a autora dar várias dicas inclusive na parte de divulgação, que não é nada fácil para os escritores iniciantes que querem conquistar seu público. Com certeza vou anotar a dica para ler, acho que será uma ótima experiência!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O livro deve ser cheio de dicas maravilhosas para autores. É sempre bom saber quais passos seguir na hora de escrever deixando assim o autor cada vez mais afiado em suas criações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca pensei em escrever um livro, mas é sempre bom aprende novas dicas, o livro parece ser interessante, e bastante esclarecedor para quem procura se atualizar ou escrever um livro, mas se eu fosse escrever um livro seria de poesias porque gosto de escrever poesias. Sucesso

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler e usar este livro, porque acho que os profissionais envolvidos neste trabalho são muito experientes neste assunto. Linda dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Acredito que deveriam haver mais livros com essa temática sendo publicado, pois acredito que deve ter várias pessoas com interesse de escrever um livro, assim como eu e não sabem por onde começar. E acredito que essa obra vem exatamente para isso, para auxiliar diante todo o processo, de maneira didática, e de fácil compreensão. Além de ser uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    QUe bacana esse livro, acho que pode ser legal para quem é escritor e ou quer escrever uma história a leitura. Mas, acho válido que blogueiros também leio, assim como você o fez, pode nos ajudar a ter uma visão diferente em determinadas leituras e até mesmo a nos expressarmos sobre os livros. Curti! XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou estudante de letras e sou apaixonada por livros assim, fico encantada com os métodos usados para a criação de enredos e personagens, é sempre muito surpreendente e diz muito sobre o autor. Sendo assim, essa certamente é uma obra que pretendo ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Meu deus eu estava procurando por livros exatamente assim! MUITO obrigada pela dica, de verdade! Me salvou, nem imagina! Gostei muito das coisas que são abordadas no livro e espero poder ter logo esse livro em mãos e aprender várias coisas ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Adorei essa dica. Eu sempre tenho histórias mirabolantes passando pela minha cabeça, mas essas ideias nunca saíram no papel, já que eu nem sei por onde começar. Mas tudo bem, desde que com essa obra eu posso pegar várias informações importantes e, ainda por cima, tem exercícios a serem feitos para ajudar na didática. Realmente quero ler para ver como ele pode me ajudar a criar uma boa trama <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei uma proposta bem interessante para quem quer começar a escrever um livro. Concordo que cada autor tem o seu próprio estilo de escrita, mas nem sempre é fácil encontrar esse caminho, então, acho que esse livro pode ser muito útil.
    Como não tenho interesse em me tornar uma escritora, não é um livro que eu compraria. Mas, para quem é escritor ou pretende se tornar, acho uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, acho que essa seria uma leitura valiosa para mim, tenho muitas histórias que quero escrever mas nunca passo do primeiro capítulo, rsrs.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Nossa, gostei muito da proposta desse livro, deve ter dicas maravilhosas nele, achei interessante as categorias em que ele foi dividido. Não sou escritora, mas é sempre bom ler coisas do tipo para melhorar a escrita, mesmo que seja só de resenhas hahaha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir