Título: Os 12 Signos de Valentina
Autor (a): Ray Tavares
Lançamento: 2017
Estante: Skoob - Goodreads
Páginas: 392
Editora: Galera Record
Literatura: Nacional
Gênero: Romance
Estrelas: 4,5/5

Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Eu preciso começar esse resenha dizendo que Os 12 Signos de Valentina foi uma das melhores leituras que fiz esse ano! 

O livro foi escrito pela Ray Tavares que inicialmente o publicou no Wattpad e, após alcançar 2 milhões de leitores na plataforma e ganhar o prêmio Wattys de voto popular, publicou o livro pela Record pelo selo Galera Record. Inclusive enquanto eu lia o livro e o indicava em todos os grupos do whatsapp em que eu não sou fantasma (quem nunca?), uma amiga me disse que leu o livro na época em que ela o postava no wattpad.

Em Os 12 Signos de Valentina vamos acompanhar a história de Isadora ou Isa, como prefere ser chamada, que descobre a traição de seu namorado durante uma homenagem em seu aniversário. Isa entra então a viver uma fossa tão grande que ela passa muito tempo sem sair de casa, apenas chorando comendo besteiras e assistindo Netflix. Ahh, e claro, stalkeando o facebook do ex-namorado.

Um dia, Marina, sua prima, a obriga a sair de casa e acompanhar ela o Rodrigo, seu namorada, em uma balada. Lá Isadora, após surtar no meio da balado, ficar bêbada, sumir de perto de sua prima e ir chorar suas pitangas em cima de uma pia no banheiro, conhece a faxineira da boate na Rua Augusta que lhe diz que o relacionamento dela não deu certo porque ela é ariana e o ex-namorado é de peixes, logo, o signo dela é o inferno astral dele. Simples assim!

Isa passa então a ficar obcecada por signos e decide pesquisar mais sobre isso e acaba decobrindo que o signo certo para ela é libra. E durante uma conversa com Marina, onde ela lhe conta tudo que aprendeu pesquisando sobre sua nova obsessão, sua prima lhe dá a ideia de enquanto procura seu libriano perfeito ela vá conhecendo os outros signos. Mas, Isadora só se convence mesmo de seguir a ideia de Ma quando seu professor conta que a turma deve criar um site investigativo durante o semestre sem que os outros alunos saibam quem está escrevendo. Assim, Isadora resolve juntar o útil ao agradável e cria o blog Os 12 Signos de Valentina, onde ela vai, numa investigação, passar o rodo nos 12 signos do zodíaco, começando por Áries. 

O livro é bem engraçado e passei boa parte da leitura rindo das cenas e situações hilárias em que a Isadora se metia. A cada encontro ela ficava cada vez mais enrolada para administrar as conversas com os "rolos" no whatsapp e se manter longe das suspeitas da turma de quem estava por trás do blog Os 12 Signos de Valentina, que a cada postagem ficava mais famoso na faculdade e fora dela.

Aqui temos uma protagonista que no início está na fossa, com a autoestima bem lá em baixo e totalmente descreditada do amor e podemos acompanhar toda trajetória dela para se recuperar e finalmente poder confiar em outro homem. Mesmo que esse processo aconteça, como ela mesma diz, passando o rodo no zodíaco.

O livro é repleto de referências bem colocadas sobre músicas, Harry Potter (meu coração Potterhead bateu mais forte a cada referência) e outras coisas. E, diferente do que costumamos ver por aí, onde há apenas uma ou outra referência jogada no meio da história, aqui é enxurrada de referências. Quando você menos espera, lá vem referência e eu confesso que amei isso, não só as de Harry Potter.

A escrita da Ray Tavares é maravilhosa, totalmente envolvente, engraçada, bem fluida, eu já disse engraçada?, logo no início eu já estava totalmente apegada na história e não conseguia largar o livro. Isadora conquistou meu coração de primeira e a cada "rolinho" que ela arrumava eu queria cada vez mais ser amiga dela e pedir pra ela dar uma analisada no meu mapa astral. 

Mais um ponto positivo para o livro é que durante a história a autora introduziu alguns assuntos como igualdade de gênero, questões sociais e políticas, privilégios sociais, empoderamento e etc, além de vermos alguns personagens bem feministas. Temos também várias  discussões sobre temas bem delicados e que devem, cada vez mais, serem discutidos, como  slutshaming. Esse posicionamento da autora me fez amar ainda mais o livro.  

Os personagens criados pela Ray são maravilhosos e bem carismáticos, até Capricórnio, que é o sério do zodíaco, conseguiu me conquistar. No entanto, meu crush desse livro foi o Andrei (porque não tinha como não ser ele, né?), que se mostrou ser uma pessoa bem parecida com  a protagonista, que é forte e bem resolvida consigo, além de ser um fofo.

A diagramação que a Galera Record deu ao livro está boa, com as folhas amareladas, a fonte em bom tamanho  e não encontrei muitos erros de digitação. A capa está bem bonita e tem tudo a ver com a história.

O livro é espetacular e bem engraçado. Uma ótima leitura para quem deseja se divertir e ainda ler uma história repleta de empoderamento e discussões sérias, mas sem perder o bom humor, e com uma protagonista forte e decidida.

Beijos e até a próxima!

Um Comentário

  1. Oi Izabeli! Tudo bem?
    A proposta desse livro é extremamente divertida e bem original, considerando a situação, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só aqui imaginando as situações completamente loucas pelas quais a protagonista passou antes de encontrar o seu libriano perfeito, XD.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir