Olá, gente bonita! Tudo bem?

Hoje começa o Festival Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte que dura até o dia 3 de Junho. O evento conta com palestras, exposições, lançamentos e a presença de várias figuras nacionais e internacionais.




Dave McKean - Black Dog 




'Conhecido por sua colaboração com Neil Gaiman – na série Sandman e em Sinal e Ruído, Mr. Punch e Violent Cases –, Dave McKean assombra o universo dos quadrinhos desde a sua estreia, em 1991, com o premiadíssimo Cages. Agora, a DarkSide® Books apresenta a nova graphic novel do legendário multiartista, baseada na vida de Paul Nash, pintor inglês surrealista que combateu na Primeira Guerra Mundial. Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash aborda sobretudo esse período delicado e determinante na vida do pintor, que iria marcar profundamente sua produção artística posterior, e compõe, através das lembranças de Nash, um painel multifacetado e tocante sobre como a guerra e situações extremas nos modificam e como lidamos com toda a dor, a perda e o trauma que ela provoca. Black Dog se utiliza de diversas técnicas e estilos, e transforma a linguagem e a estética dos sonhos, dos pesadelos e da memória: entrecortada, repleta de elipses, mudanças alterações e confusões próprias deste estado entre a vigília e o sono, que nos confunde, trai, acrescenta e subtrai, influenciando e por vezes formando a nossa percepção da realidade. De forma sombria e arrebatadora, McKean transforma em imagens extremamente belas e poderosas as emoções registradas por Paul Nash sobre o conflito e o que resta àqueles que sobrevivem. Ninguém sai impune desta obra-prima.




Flore Baltazhar - Frida Kahlo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?




Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa, forçado ao exílio após a ascensão ao poder de seu adversário Stalin. Até 1940, o político, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverão uma aventura extraordinária, entre paixão e fúria, arte e política, risos e lágrimas. Três destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma história que marcou profundamente o século XX.







Marcelo D'Salete - Cumbe




Um livro que já nasce com um clássico dos quadrinhos brasileiros e que tem como protagonistas os negros escravos em sua luta de resistência contra a opressão escravagista. Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, é rica em sentidos. É o Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. Também é um sinônimo de quilombo.










Érica Awano - Dragon's Bride, A Noiva do Dragão




Em tempos remotos anteriores à própria língua falada, a Ilha Nobre foi devastada por invasores humanos. Com medo, os animais pediram socorro aos Irmãos Selvagens, as duas grandes divindades que olham pelas criaturas da natureza. Eles são a Dama Altiva, bondosa deusa das plantas e animais; e o Indomável, cruel deus das feras e monstros. Os humanos foram extintos em seis dias. Mas o sofrimento dos animais não podia ser apagado tão facilmente. Alguns deles pediram aos deuses para serem humanos também. Pediram para ter mãos, caminhar sobre duas pernas, usar palavras e erguer cidades. Com relutância, seu desejo foi concedido. Hoje, os Reinos de Moreania são uma civilização formada pelo povo humano conhecido com os Moreau. Muitos entre eles apresentam traços ligados aos Animais Míticos. No entanto, sob todos os aspectos, são pessoas normais. Um dos feriados mais ansiosamente esperados em Moreania é o Festival dos Noivos. Uma semana de torneios e jogos, quando todos os casamentos são realizados. Nossa história começa no reino de Brando, em um ponto próximo à fronteira com as Montanhas de Marfim. Uma região perigosa, assolada por orcs, ogres e outros monstros humanóides. O Festival dos Noivos será em duas semanas.

Deixe um comentário