Quem acompanha as postagens o blog desde o início já sabe que eu amo livros infantis, inclusive já fiz resenha de alguns aqui. Agora que eu tenho um sobrinho então meus livros infantis serão bem mais utilizados do que antes. Então vocês já devem te imaginado quão feliz eu fiquei ao receber um pacote da nossa parceira Lura Editorial com alguns livros infantis dentro, principalmente porque não eram apenas livros infantis, um deles era um livro infantil de poemas (coisa mais linda que eu já vi <3).


Como vieram dois livros dentro do pacote mencionado, eu resolvi fazer uma resenha dupla porque os livros são da mesma autora e ambos são curtinhos.


Título: Poemar
Autor (a): Lilia Rodrigues
Lançamento: 2017
Estante: Skoob
Páginas: 19
Editora: Lurinha Editora
Literatura: Nacional
Gênero: Infantil, poemas, poesia
Estrelas: 5/5

Bailarina, picolé, lagartixa, retalhos, cachorro…
Tudo que cabe no sonho de uma criança, cabe em um poema.
Poemar é brincar de inventar…
Poemar é mergulhar a poesia, na água fria, e deixar a maré levar.
Poemar é uma onda de palavras, na imensidão do mar.

Em Poemar, temos pequenos poemas sobre diversos assuntos, desde bailarinas à animais e barulhos. 

No primeiro poema, Bailarina, vamos acompanhar uma menina que a mãe dela que que ela seja bailarina, mas isso não é exatamente o que ela quer para si.  Já no segundo poema vemos exatamente o  oposto, um menino que quer ser bailarino apesar do que sua família acha que ele deve fazer.

O terceiro poema, Cachorro, temos uma menina que tem medo de cachorro (não julgo ela, dependendo do tamanho eu também tenho). No quarto poema, intitulado Lagartixa, a autora faz uma pequena brincadeira com o nome do bichinho chamado de jacaré de parede.

Em seguida vem Picolé, um poema sobre essa delícia que as crianças tanto amam. E por último temos Reck-reck, um poema sobre um misterioso barulho que mesmo após a meia noite ele ainda continua soando. 

Um livro ótimo para ser lido para os pequenos antes de dormir que com toda certeza irá aguçar a imaginação deles e incentivar cada vez mais esse hábito maravilhoso que é a leitura desde cedo.

Título: Capacetinho vermelho
Autor (a): Lilia Rodrigues
Lançamento: 2016
Estante: Skoob
Páginas: 20
Editora: Lura Editora
Literatura: Nacional
Gênero: Infantil
Estrelas: 5/5

Em um reino nada distante daqui, mora uma jovem muito descolada e moderninha chamada Capacetinho Vermelho. Dizem por aí que ela é tatatatatataraneta de uma conhecida senhora chamada Chapeuzinho Vermelho. 
Se isso é verdade eu não sei, mas, se você reparar bem, sua história, apesar de não ter cesta de doces para a vovozinha, caçador e nem lobo mau, até parece um conto de fadas, ou melhor, um conto de moto... ou será um conto de atropelos? Entre nesta história e descubra uma das muitas aventuras vividas por Capacetinho Vermelho em sua moto envenenada, quer dizer... encantada.

 Em Capacetinho Vermelho conhecemos a história da personagem homônima, que ganhou esse nome pois só usava vermelho, roupas, moto e até seu capacete era vermelho. Quando ela ia saindo com sua motinha um amigo apareceu e lhe pediu carona, mas ela disse que não poderia lhe dar carona porque ele estava sem capacete. Depois de tanto insistir e lhe dizer que o avô dele é em general conhecido e daria um "jeitinho" caso algo acontecesse ela enfim cedeu.

É obvio que algo daria errado nessa história, o final dela é um pouco trágico, mas traz um final com uma lição muito importante para as crianças sobre o famoso "jeitinho brasileiro" que nós adultos costumamos dar para resolver certas coisas. Lição essa que muitos adulto deveriam aprender também.

Lilia traz uma história cativante para as crianças com ensinamentos muito importantes embutidos. Com uma história curtinha, é ótimo para ler antes das crianças dormirem.

A Lura caprichou nas duas edições. A capa dos dois livros estão lindas, com ilustrações de Augusto Figliaggi que irão despertar ainda mais o interesse dos pequenos.

Beijos e até a próxima!

16 Comentários

  1. Li Capacetinho vermelho, é fofo demais ♥ Uma história cativante ótima para as crianças.
    Poemar parece uma leitura gostosa de se fazer também, eu recebi A Dona Baratinha ao invés desse, mas acho que iria preferir Poemar ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou muito fã de poemas, mas adorei Capacetinho Vermelho... Amo histórias infantis! Obrigada pelas dicas

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  3. Caramba, já até imagino o que aconteceu em Capacetinho vermelho e apesar de ter ficado chocada com os possíveis acontecimentos, nada mais justo né? É importante colocar esses temas em pautas. Eu adoro livros infantis, tenho irmãs pequenas então to sempre procurando bons titulos.

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro livros infantis. Queria ter lido mais na minha infância. Quando, e se, tiver filhos vou os acostumar desde cedo a ler. Gostei das dicas, livros do tipo sempre trazem alguma mensagem bacana.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que dicas incríveis de leitura, amei. Eu goto muito de livros infantis, acho que precisamos incentivar mais os pequenos a lerem e esses dois são ótimas dicas. Fiquei encantada com Poemar.

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu já quero!kkkkkkkk Também amo histórias infantis, embora não consiga lê-las tanto quanto gostaria. Queria muito adquirir mais historinhas assim, mas sempre que compro é para os meus primos pequenos. E aí acabo não comprando tais livros para mim.rs

    Os dois livros parecem muito fofos! Tenho toda uma queda por poemas e iria me encantar com esses! E fã confessa de contos de fadas é claro que Capacetinho Vermelho também me apaixonaria! E gosto do fato de trazer lições. Os contos de fadas geralmente trazem, principalmente algumas versões originais que não têm final feliz.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Agora que tenho sobrinhos, vivo lendo livros infantis para eles, então to anotando todas as dicas. Eu AMEI Capacetinho vermelho, acho que é uma releitura moderna e acredito que vou gostar muito de ler, rs, e de ler para os meus sobrinhos. Anotei as dicas, parabéns pela resenha!

    beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Não conhecia os livros, poemas não são muito minha praia, não mais... E o segundo, apesar de ser bem interessante, não é para minha faixa etária. Os filhos dos amigos estão meio grandes, já na fase King kkkk, mas vou anotar as dicas, vai que algum amigo resolve ter mais uns pequenos por aí.

    bjss

    ResponderExcluir
  9. Só a capa já enquanta, logo de cara. E depois de suas impressões me encantei mais. Adoro livros infantis também, tem uma partr de mim que acho que não cresceu. Amei conhecer esses dois volumes. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  10. Que fofos,
    Não conhecia os livros, mas eles tem uma carinha tão fofinha que aposto que adoraria a leitura, para crianças deve ser incrível.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu curto livros infantis também, mas não é sempre que estou lendo. Fiquei curiosa por esses dois, principalmente, o Poemar, pois acho muito legal as crianças serem inseridas nesse universo.
    Achei o título Capacetinho vermelho muito legal também e vou anotar as duas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Eu, como passei da idade faz tempo, não tenho o costume de ler livros infantis. Porém, gostei bastante dos dois citados. Acho que, se eu pudesse escolher só um, iria indicar o segundo, pois, além de uma boa história, consegue ensinar as crianças uma boa lição. Realmente, o "jeitinho brasileiro" não é algo legal e devemos ensinar a nossas crianças a fazerem o certo. O de poemas parece ser bem divertido e acho que seria ótimo mesmo para ler antes das crianças dormirem.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço as indicações :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bom?
    Livros infantis são super importantes para formação de novos leitores e acho fantásticas as temáticas que vem sendo abordadas nas histórias! Adorei esse segundo, que critica o "Jeitinho brasileiro". Acho que as crianças acabam vendo tantas pessoas praticando-o que é importante mostrar que é errado e que tem consequências!
    Adorei o post! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Bell!!!
    Também sou uma das parceiras da Lura Editorial e também recebemos os livros da Lilia para resenhar, entre eles o da "Capacetinho Vermelho".
    Quem leu os livros infantis do blog foi a minha colaboradora e eu achei melhor porque ela tem dois babys e assim ela pode ver a recepção dos mesmos para com as histórias da autora.
    Realmente a Lura caprichou nos exemplares e as ilustrações estão lindas.
    Adorei a resenha que foi fofa e fiquei xonada por "Poemar" *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    eu não sou muito de leituras infantis, mas agora que tenho um filhinho preciso começar a me atualizar sobre os livros do gênero e começar a montar a coleção dele. Quero muito que ele inicie sua vida literária tão cedo quanto for possível. Quanto aos livros, estou em êxtase com o livrinho de poemas, ainda não tinha visto nenhum para crianças.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia os livros da Lura, mas fiquei apaixonada pelas histórias que você nos mostrou aqui em suas resenhas. Também gosto de livros infantis às vezes. A vida é tão dura que só o olhar de uma criança para mudar tudo.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir