Título: Para Todos os Garotos que Já Amei
Autora: Jenny Han
Lançamento: 2015
Estante: Skoob
Editora: Intrínseca
Comprar: Amazon
Literatura: Estrangeira 
Número de páginas: 320
Gênero: Romance, Young Adult
Ano: 2015
Estrelas: 5/5
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

A protagonista do livro se chama Lara Jean. Uma adolescente de 16 anos, romântica e que sonha em um dia ter um namoro como os dos filmes e livros que ela gosta. Ela tem 2 duas irmãs: Margot (mais velha) e Kitty (de 9 anos). Foi criada pelo seu pai pois sua mãe morreu quando ela era mais nova. 

Margot e Lara Jean são melhores amigas, mas para a tristeza de todos em casa, Gogo (apelido carinhoso da Margot) vai para Escócia fazer faculdade e deixa sua família nos EUA.


Lara Jean escreve cartas de amor para os meninos que ela se apaixona. O motivo de escrever essas cartas e não enviá-las é que ela sabe que o amor irá acabar assim que ela terminar de escrever e guardar sua carta.



"Chorei até meus olhos ficarem inchados; escrevi a carta; deixei a história toda para trás. Não penso nele desse jeito desde então."

Infelizmente, essas cartas vão parar nas mãos dos destinatários. Mas como elas foram enviadas ? Quem as enviou ? Por que as enviou ? Essas são as perguntas que Lara Jean faz para si mesma quando percebe que seus segredos foram revelados.



A saída que Lara Jean encontrou, para fugir do assunto das cartas foi fingir um namoro com o Peter. Um badboy da escola, um menino super popular e ex namorado de sua ex melhor amiga. Um namoro conveniente para os dois, pois Peter quer colocar ciúmes em sua ex namorada e Lara Jean quer que ninguém (principalmente seu vizinho e ex namorado da sua irmã, o Josh) a questione sobre as cartas enviadas.

É lógico que eles vão se meter em várias encrencas, mas também terão muitas descobertas, diversão...


"(...) mas acho que, nas questões do coração, não dá para prever como uma pessoa vai se comportar."

É um livro que dá aquele quentinho no coração que a gente gosta bastante e nos faz pensar em nossas próprias vidas. Além de falar sobre relacionamentos amorosos, também é falado do relacionamento familiar e entre amigos.

Gostei bastante da irmã mais nova, a Kitty. Ela é bem humorada e esperta para a idade que possui. Sonha em ter um cachorro e sempre arruma uma desculpa para tê-lo.




Não gostei muito do Peter (do livro) pois ele é muito badboy, metido. Fui começar a gostar dele, no finalzinho do livro. Onde sua personalidade muda.



"E, por um segundo, só por um segundo, eu esqueço. Esqueço que não é real."

O livro me deixou muito empolgada para ler as continuações. Espero que eu goste dos outros livros da trilogia também.

Me digam nos comentários o que esperam dos próximos livros e o que acharam dessa maravilhosa história.

Beijos e até mais :)


Deixe um comentário