Título: Máscaras: Histórias da Trilogia Não Pare! e muito mais.
Autor: FML Pepper
Lançamento: 2018
Estante: Skoob
Páginas: 272
Editora: Valentina
Comprar: Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Fantasia, jovem Adulto
Estrelas: 4,5/5


"E se você descobrisse que a grande verdade ainda não foi revelada? Que pode estar enganado a respeito de muitos personagens?É chegada a hora de arrancar as máscaras, ver e viver na pele — e na alma — as revelações guardadas a sete chaves sobre a Trilogia Não Pare!E se surpreender com o que jamais imaginou!Máscaras...Para camuflar as fraquezas do mais forte dos guerreiros... Richard.Para distorcer as certezas de uma lenda amaldiçoada... Guimlel.Para acobertar as cicatrizes de uma sina maldita... Ismael.Para esconder os sentimentos de uma garota desprezada... Samantha.Para proteger fanáticos atrás de tronos... Kaller.Para ocultar gigantes sob sutis envergaduras... Zymir.Para disfarçar um exército cruel e traiçoeiro... Von der Hess.Para sufocar os desejos mais íntimos da híbrida... Nina.Máscaras...Para dar luz às mentiras e obscurecer as verdades.Para encantar a vida e, talvez...Enganar a Morte!"

Antes de começar a ler essa resenha eu tenho três recados para você. 

O primeira é que se você ainda não leu a Trilogia Não Pare! então você deveria fazer isso antes de ler Máscaras. Pois, apesar de ter alguns contos que se passam antes do livro, eles só vão fazer sentido para você caso você já tenha lido a série e os contos que se passam após os acontecimentos do último livro é claro que serão um spoiler enorme do final da série. Então, caso você não tenha lido a série, leia antes de começar Máscaras!

O segundo aviso é que se você não leu as resenhas que eu fiz da trilogia Não Pare! o link está aqui: Não Pare!Não Olhe! e  Não Fuja! 

O terceiro recado é que, se você não leu a trilogia Não Pare!, essa resenha pode ter spoiler dos três livros anteriores.

Recados dados, vamos às resenhas!


Após os acontecimentos de Não Fuja!, último livro da trilogia Não Pare!, eu me fiquei me perguntando sobre algumas coisas que passaram em branco conforme a história ia avançando e nós éramos jogados no meio de uma guerra entre o bem e o mal. Além de algumas coisas que eu fiquei desconfiada durante a leitura de toda a trilogia.

Para minha felicidade, todas essas perguntas foram respondidas em Máscaras, spinn-off da Trilogia Não Pare!. (Obrigada, FML Pepper por isso!)

Nesse livro nós iremos descobrir como Richard foi parar em Thorn, qual foi o grande acidente que ele sofre quando era criança e qual o motivo de Guimlel para trair Richard como ele fez.

Cego pelas trevas, a dor é a minha bússola, talvez a única certeza de que eu ainda não havia partido.

Vemos também Ismael antes de conhecer Stela e após perdê-la, se tornando assim o cruel Shakur. Além e mais alguns fatos sobre a vida dele que para quem prestou atenção durante a leitura da trilogia Não Pare! já estava desconfiado.

Em Máscaras, conhecemos também uma versão jovem de John, herdeiro do trono de Storm e filho de Kaller. John é amigo de Samantha, que na época era do clã de Storm, e acompanhamos como a amizade deles acabou por conta do machismo de seu pai e como Samantha vai para no reino de Windstom e, a despeito de todo preconceito que enfrenta por ser mulher,  se torna a primeira mulher a ser uma resgatadora principal de Zirk. 

Além de todos esses fatos novos sobre as coisas que aconteceram durante a trilogia ou que foram crucias para que eles acontecessem, temos também uma visão de Richard quando recebe a missão de ser o resgatador de Nina e se apaixona por ela.

Seu sofrimento é tão palpável, tão cristalino que faz meu corpo esquentar e arder em resposta. O que aflige seu espírito e a dor que transforma sua face linda em uma irreconhecível não são gerados pelos danos do sol.
Mas, o que mais aqueceu meu coração foi saber o que aconteceu após o momento em que Nina e Richard se reencontram em Amsterdã no fim do último livro. E também saber como ficou Zirk após toda confusão contra Malazar.

Máscaras é um presente de Pepper para os fãs da série, porque eu realmente amei ter mais um livro desse universo maravilhoso que ela criou. No entanto, nem tudo são flores e o final pode deixar você um pouco ansioso com os próximos acontecimentos que virão por aí. Não sei se Pepper tem a intenção de lançar mais livros dentro do universo de Não Pare!, mas Máscaras abriu um leque de possibilidades e novas possibilidades  com uma nova profecia.

Se existe morte em vida, não pode haver vida na morte?

Não é de hoje que eu amo a escrita da Pepper (tô aqui desde o lançamento na Amazon, bem antes da Valentina lançar o livro físico). Ela escreve de forma fluida e a leitura se torna bem rápida. A editora Valentina também fez um trabalho maravilhoso na capa e na diagramação do livro.

Máscaras é um livro espetacular, que nos traz de volta ao universo de Não Pare!. Recomendo para que é fã da série e quer matar a saudade das mortes mais amadas de todas as dimensões.

Beijos e até a próxima!

Deixe um comentário