Destaques

14 de março de 2019

Resenha #209 Senhora - José de Alencar

Título: Senhora
Autor: José de Alencar
Estante: Skoob
Lançamento: 2002
Páginas: 192
Editora: Ciranda Cultural
Literatura: Nacional
Comprar: Amazon
Gênero: Clássico, Romance
Estrelas: 4/5
Sinopse: Senhora é uma obra diferente de seu tempo, já que não é conduzida de um ponto de vista masculino, mas sim por uma mulher que traz para si a qualidade de sujeito da história. O tema central desse romance é o casamento por interesse, que José de Alencar transforma em uma espécie de transação comercial ao dividir a obra em quatro partes com nomes bem sugestivos: O Preço, Quitação, Posse e Resgate. Romance Romântico com toques de realismo há em "Senhora", por meio de sua personagem principal, uma crítica sobre o modo como o dinheiro importava na sociedade de época. Seu autor procurou mostrar como a riqueza içava as pessoas por entre a alta sociedade, e como a falta do dinheiro as depreciava, como mostra ao relatar a vida de Aurélia, que vai do começo pobre à ascendência após receber a herança de seu avó.

Li esse livro há um bom tempo atrás, mas gostei da história e me conquistou. Foi meu primeiro livro Clássico Brasileiro e gostei muito da escrita do autor.

O livro conta a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas.

Quando mais novos tiveram um romance, mas por causa da ambição de Seixas tiveram que terminar e isso deixou Aurélia muito magoada, pois ela era uma moça pobre.
Tempos depois Aurélia recebe um herança de seu avó e está disposta a se vingar de Fernando. Ele aceita o dote, com um preço alto, mas só vai conhecer a noiva no dia do casamento. Imagine a surpresa de Fernando ao encontra sua namorada de juventude ali como sua noiva?

Eles se casam mas Aurélia só mostra desprezo por Fernando, e ele se sente humilhado. Mas a convivência deles no dia-a-dia faz com que velhos sentimentos voltem e claro que o temos o final feliz que sempre esperamos.

Quando eu li esse livro achei a leitura dele bem arrastada, não sei se foi por que eu era mais nova ou a história é assim mesmo, mas depois que passei da metade do livro a história deu uma fluída e quando vi já tinha acabado. Então meu conselho se for ler é pra ter paciência.

Uma coisa legal que descobri é que a história de Senhora, Lucíola e Diva foram adaptadas para uma novela que passava na rede record, chamada Essas Mulheres.

Gabriel Braga Nunes interpreta  Fernando Seixas e Christine Fernandes interpreta Aurélia Camargo.

Acredito que no YouTube esteja disponíveis os capítulos da novela, pois ela foi reprisada ano passado.



Chamada:



 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

@ManuscritoLiterario

© Manuscrito Literário – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in